Valores

Valores

Motivação

O Colégio Registral de Minas Gerais é uma entidade apolítica, sem fins lucrativos, e que visa criar mecanismos de intercâmbio entre os Oficiais de Registro Civil, a sociedade e as instituições, eliminando as diferenças, criando um canal de mão dupla, com transparência.

Nasceu com a motivação principal de promover o aperfeiçoamento das atividades do registrador civil mineiro, através da circulação de idéias, do debate aberto e da propagação dos conhecimentos. Originou-se da fusão de grupos de estudos formados por oficiais de serventias da capital mineira e do interior, que visavam uniformizar procedimentos e trocar experiências que fomentassem o aprimoramento da atividade registral.

O Colégio Registral de Minas Gerais reconhece e salienta a responsabilidade social do trabalho exercido pelo Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais, pela sua presença em todas as fases marcantes da vida civil do cidadão, indiferentemente de sua condição social, cultural e financeira. Por isso, defende de forma clara e aberta a valorização da atividade e desse profissional do Direito, que por vezes tem sua sustentação financeira inviabilizada.

Exercemos a única atividade cartorária que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas, infelizmente, a maioria de nós depende de políticas de ressarcimento para manutenção mínima da dignidade da profissão.

E, em muitos casos, não se tem condições financeiras nem mesmo para aquisição do ferramental básico, necessário à prestação do serviço.

Estamos vivendo um momento de profundas modificações em nossa sociedade, notadamente aquelas trazidas pelo avanço tecnológico. A atividade registral, que sempre esteve calcada na experiência de décadas de exercício fulcrado na necessidade de garantir segurança às relações jurídicas, hoje precisa se modernizar, sem, portanto, permitir perdas na garantia da segurança, que é a mola propulsora da sua credibilidade social. Tal fato pode ser verificado pelos elevados índices de avaliação positiva ecoados da população.

Necessitamos acompanhar a evolução, mas sem perder tudo que foi adquirido ao logo dos anos. Necessitamos de respostas ágeis à sociedade e às instituições. Necessitamos agregar valor a nossa atividade para que possamos manter e se possível ampliar o nosso alcance social. Ninguém - afirmamos com orgulho - ninguém neste país tem a capilaridade e a credibilidade do Registrador Civil das Pessoas Naturais. Este diferencial deve ser revertido aos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais, que a duras penas o construíram.

Nascemos com a premissa básica de que fortes devem ser os nossos associados, pelos quais devemos a nossa existência. Sabemos do perigo da transformação de entidades que nasceram imbuídas dos mais profundos sentimentos de classe e que com o tempo acabam tendo fim em si mesmas e concorrendo com seus próprios associados.

Defendemos que as entidades não podem ter o crédito pelo sucesso de projetos ou programas sociais que dão a elas visibilidade às custas do trabalho de seu associado. Os méritos pelo sucesso têm que ser direcionados a quem efetivamente executa o trabalho registral, que é o registrador.

O Colégio Registral não é ninguém sem você. Não queremos ser nada sem você. Não podemos fazer nada sem você. Somos apenas uma idéia que se torna concreta quando nos unimos pelo mesmo objetivo.

Juntos nós podemos!

  • © 2015 Colégio Registral de Minas Gerais
  • Acsiv Sistemas